6.11.08

Parcerias de Lynch - Jack Nance


Conhecido pelo papel principal em Eraserhead (1977), primeiro e aclamado longa de David Lynch, Jack Nance travou uma parceria com ele que duraria de 1977 até 1996, ano de sua morte. O ator, escritor e músico nasceu Marvin John Nance, em Boston, no ano de 1943, mas foi criado em Dallas. Viajou pelo país com uma trupe de teatro durante sua infância e adolescência, até que conheceu David Lynch em meados de 1970, enquanto se apresentava em um teatro na Philadelphia, e Lynch resolveu dar-lhe o papel principal do longa que inicialmente demoraria apenas seis semanas para ser feito, mas que acabou tomando cinco anos até a completidão. Jack Nance trabalhou, além de em Eraserhead, nos seguintes trabalhos de Lynch: Dune, como o Cap. Iakin Nefud (um Harkonnen), Blue Velvet, como Paul (um dos "amigos" do personagem de Dennis Hopper), Wild at heart, como Boozie Spool, Twin Peaks, como Pete Martell, Twin Peaks - Fire walk with me (suas cenas foram deletadas), também como Pete Martell, no curta The Cowboy and the Frenchman, como Pete (um dos caubóis), e em Lost Highway, como Phil (um mecânico), que foi seu último papel no cinema. Na época em que conheceu Lynch, Nance era casado com a atriz Catherine E. Colson, a Log Lady de Twin Peaks, mas eles se divorciaram em 1976.
Nance foi casado depois com uma atriz pornô conhecida no meio como Nancee Kellee, mas cujo nome verdadero era Kelly Jean van Dyke (sim, a tal era filha de Jerry Van Dyke, comediante do The Dick van Dyke Show, lendário sitcom da CBS em meados dos anos 60). Ela se suicidou enforcada em 1991, em uma circunstância MUITO trágica. Nance estava em Yosemite gravando o filme Meatballs 4, e tentava consolá-la pelo telefone depois de ela já haver tentado se suicidar uma vez. Aparentemente uma tempestade elétrica apagou os telefones do Oregon, e nesse meio tempo, enquanto Nance procurava um telefone que funcionasse, ela se enforcou, e foi encontrada morta por ele e pelo xerife local na casa do casal.
O próprio Jack Nance morreu em circunstâncias duvidosas, no dia seguinte à uma briga com dois latinos no estacionamento de uma loja de rosquinhas em South Pasadena, California. Na madrugada do dia 29 Nance havia se embebedado, e ao sair da tal loja ele gritou para os dois: "vão cortar os cabelos, arranjem um emprego!". Segundo a história contada pelos latinos eles brigaram e Nance foi embora com um corte embaixo do olho esquerdo. No dia seguinte, após reclamar muito de dores de cabeça em um almoço com dois amigos, ele foi embora para casa mais cedo, reclamando das tais dores. O corte resultou em um hematoma entre a dura e a aracnóide, áreas do cérebro, o que causou sua morte na madrugada doa dia 30 de Dezembro de 1996.
Em 2002 David Lynch realizou um documentário sobre a misteriosa morte de Jack, chamado I don't know Jack Nance. Ele foi cremado, e suas cinzas foram jogadas no mar.



Na foto acima, David Lynch dirigindo Jack Nance no clássico Eraserhead.

Nenhum comentário: